Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Questão Nossa de Cada Dia # 17 - Assunto: Descontos Simples


Seja você também um SENHOR DOS CONCURSOS - conheça minhas apostilas, CDs e DVDs, acessando www.senhordosconcursos.com

Lista de exercícios - Regras de Três

Algumas questões sobre Regras de Três, lembrando que possuo um DVD excelente sobre o assunto, veja no www.senhordosconcursos.com como adquiri-lo!

1. (EEAR) Uma pessoa datilografa um trabalho com 48 toques por minuto, em 6 horas. Para que essa pessoa realizar o mesmo trabalho em 8 horas, seriam necessários quantos toques por minuto?
Resp.: 36

2. (FN) Uma revista foi impressa com 120 páginas, tendo 48 linhas em cada página. Se a revista for impressa com 28 linhas a menos em cada página, qual será o número de páginas?
Resp.: 280

3. (CEFETEQ) Paulo percorre 4320 km em seu automóvel, durante 5 dias, rodando 8 horas por dia. Calcule quantas horas deverá rodar Paulo com o mesmo veículo para percorrer 2916 km em 3 dias, mantendo as mesmas condições.
Resp.: 9

4. (ESA) Um grupo de 18 homens pretendem construir um muro em 15 dias. Ao final de 10 dias, perceberam que só haviam realizado 2/5 da obra. Se o grupo for reforçado com mais 12 homens, quanto tempo a mas que o pretendido levarão para concluir a obra? 
Resp.: 4 dias

5. (CN) Os raios das rodas dos carros A, B e C, inscritos em uma corrida, são respectivamente, iguais a x, 2x e 3x. Quantos km, respectivamente, percorrerão os 3 carros se desenvolverem a velocidade de 80 km/h durante 4 horas?
Resp.: Todos eles 320 km

6. (FAETEC) Raul é representante de uma empresa. Em uma de suas viagens, ele fez um percurso a uma velocidade média de 91 km/h em 4 dias. Desta vez, ele quer fazer o mesmo percurso em 7 dias. Com que velocidade média ele deverá fazer esta viagem?
Resp.: 52 km/h

7. (FAETEC) Uma engrenagem de 36 dentes movimenta uma outra de 48 dentes. Se a primeira engrenagem executa 100 voltas, a segunda engrenagem executará:
Resp.: 75 voltas

8. (CEFET) Um cubo de prata com 2 cm de aresta pesa 270 g e é vendida por 200 reais. Nessas condições, o preço de venda de um cubo feito do mesmo material e com 3 cm de aresta, em reais, é:
Resp.: 675

9. (CMRJ) Um criador tem em seu aquário 16 peixes e dispõe de ração para alimentá-los durante 20 dias. Passados 5 dias, ele adquire mais 4 peixes. Quantos dias deverá durar a ração restante se a quantidade diária de ração dada aos peixes não é alterada?
Resp.: 12

10. (CMRJ) Várias ovelhas comem o pasto de um campo em 3 dias. Se houvesse mais 3 ovelhas no rebanho, o pasto seria comido em 2 dias. Supondo que todas as ovelhas comam a mesma quantidade e que o pasto não volte a crescer, em quanto tempo uma só ovelha comeria todo o pasto?
Resp.: 18

11. (FN) Os suprimentos que um quartel recebe mensalmente são suficientes para alimentar um grupo de 300 homens. Dez dias após o quartel ter recebido os suprimentos mensais, chegam ao quartel mais 100 homens. Quanto tempo após essa chegada será necessário obter mais suprimentos?
Resp.: 15 dias

12. (EEAR) Vinte e cinco operários, trabalhando 10 horas por dia, abriram 238 m de um canal em 17 dias. Quantos metros de um canal, com o dobro da largura do primeiro, serão abertos por 70 operários, trabalhando 7 horas por dia, durante 25 dias?
Resp.: 343

13. (EEAR) Três pedreiros constroem um muro de 20 m de comprimento em 10 dias. Para construírem 30 m de um muro do mesmo tipo, 5 pedreiros levarão quantos dias?
Resp.: 9

14. (CESD) Um muro deverá ter 49 m de comprimento. Em quatro dias, foram construídos 14 m do muro. Supondo-se que o trabalho continue a ser feito no mesmo ritmo, em quantos dias será construído o restante?
Resp.: 10

15. (CESD) Um grupo de dez pessoas foi acampar, levando alimentação suficiente para 16 dias com 3 refeições diárias. Chegando ao local, mais 10 pessoas se juntaram ao grupo. Fazendo apenas 2 refeições diárias, por quantos dias terão mais alimentação?
Resp.: 12

Seja você também um SENHOR DOS CONCURSOS - conheça minhas apostilas, CDs e DVDs, acessando www.senhordosconcursos.com