Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Entrevista concedida por mim ao jornal "Metropolitan News", de Boston, EUA

1. Quantos anos você tem e há quantos anos dá aulas?

Tenho 31 anos e dou aulas desde agosto de 1997, ou seja, desde os 18 anos.

2. Qual é a sua formação acadêmica?

Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas costumo dizer que minha melhor formação foi, por cerca de 8 anos, ter preparado crianças entre 9 e 11 anos para o Colégio Militar do Rio de Janeiro, pois foi assim que desenvolvi minha didática e ampliei meus conhecimentos.

3. Como descobriu que podia dar aulas e porque a opção por concursos públicos?

Se te dissesse que comecei a dar aulas quase "sem querer", você acreditaria? Na verdade, sempre achei o magistério uma profissão muito bonita, nobre e essencial, apesar do caos da Educação em nosso país. Mas, inicialmente, iria fazer Direito, carreira que sempre achei que tivesse vocação (quem sabe um dia me anime?).

Porém, durante o cursinho pré-vestibular, eu ainda não me sentia completamente seguro quanto à carreira que deveria abraçar. No final de julho de 1997, numa conversa absolutamente informal e despretenciosa com o diretor do cursinho, o disse que estava cogitando fazer Licenciatura em Matemática, e o pedi que, dali a 2 ou 3 anos, pudesse estagiar lá, pois seria um prazer começar a carreira naquele curso. Ele coçou a cabeça, pensou bem e me perguntou: "Você tem certeza que quer fazer Matemática"? Respondi que se ele me deixasse estagiar lá que sim. O diretor replicou dizendo que não deixaria eu estagiar lá dali a 2 anos, e sim que havia uma turma preparatória para o CESD (Curso de Especialização de Soldados da Aeronáutica) que começaria na segunda-feira seguinte, e se eu queria ser o professor da turma. Foi como um desafio, até para saber se realmente levava jeito para dar aulas ou não. Disse que sim, e 3 dias depois, e não 3 anos, estava lá dando aula. Era o mais novo em sala. Nenhum aluno acreditou que era o professor, nem eu, rsrsrs... Só sei que desde então não parei mais...

A opção por concursos públicos se deu por vários motivos: o primeiro, porque iniciei minha carreira já nessa área, com isso me familiarizei rapidamente com esse universo; o segundo, pois costuma-se pagar melhor aos professores de cursinhos do que de colégios; o terceiro, e mais importante, que é muito melhor dar aula para adultos interessados em aprender, pois estão investindo tempo, dinheiro e todas suas esperanças de uma vida melhor caso passem nos concursos, o que não acontece ao se dar aulas para crianças e adolescentes as quais, infelizmente, em sua quase totalidade são completamente desinteressadas em aprender alguma coisa. Com os adultos posso desenvolver melhor meu trabalho, sendo realmente útil àquelas pessoas.

4. Fale acerca do seu método de ensino e o percentual de aprovação dos alunos que optam por ele?

Quase todos os meus alunos têm o perfil de estarem há muitos anos sem estudar, "enferrujados" portanto. Além disso, a maioria detesta, tem "pânico" da Matemática, o que é um complicador ao aprendizado. Para enfrentar de verdade esse panorama, optei por ser exatamente o oposto do estereótipo do professor de Matemática, ensinando os assuntos com muita calma, passo a passo, de forma encadeada, um exercício "puxando" o outro, sem apelar para "pirotecnias", "fórmulas mágicas" ou "macetões mirabolantes" que muitos colegas adotam. Evito perder muito tempo com teoria. Vou direto ao assunto, resolvendo exercícios - muitos - e apresentando gradativamente a teoria durante as resoluções. A chave do aprendizado de qualquer matéria é simples - exercitar muito, sempre, até o domínio completo do tópico.

Eu sou o maior crítico do meu trabalho. Ao final de cada aula faço uma auto-avaliação para tentar sempre melhorar meu trabalho. Coloco-me na posição do aluno e me pergunto se, caso estivesse assistindo a aula que ministrei, se iria sair da classe satisfeito ou não.

Mostro que se eu, que não sou um gênio, longe disso, consegui aprender, então qualquer um consegue, que a Matemática não é nenhum bicho de sete cabeças, talvez tenha até duas ou três, mas que todos podemos aprender.

Quanto à porcentagem de aprovação, não serei hipócrita: depende do aluno. Quem não quer nada, não se dedica, não exercita, enfim, não faz a sua parte, não é aprovado, tendo estudado comigo ou não. Agora, os alunos que assistem às minhas aulas e se dedicam em casa, com todo afinco, praticamente todos são aprovados na parte de Matemática, graças a Deus.


5. Você tem um cursinho seu ou dá aulas em alguma escola de preparação para candidatos?

No momento eu ensino em 4 cursos preparatórios diferentes no Rio, mas planejo ainda em 2011 abrir um curso exclusivo de Matemática e Raciocínio Lógico para concursos, o que seria praticamente inédito no mercado, além de disponibilizar cursos online através do meu site - www.senhordosconcursos.com.

6. Vi no seu site e blog que há diversas especialidades ou áreas e não só matemática. Você se especializou em todas elas e a solução dos problemas são todas suas?

Não, minhas áreas são Matemática, Raciocíno Lógico e Matemática Financeira, tá bom demais! Tenho alguns professores-colaboradores amigos que são responsáveis pelas demais disciplinas.

7. Você tem uma equipe ou trabalha sozinho na solução dos problemas?

Trabalho sozinho. Já convidei professores de várias disciplinas a participarem do site, mas ninguém "tem tempo". Se esquecem que o futuro está no ensino à distância. Todas as atualizações do site e do blog, sou eu quem as faço.

8. Quantos acessos têm o site e o blog por mês?

Varia muito ao longo do ano, mas ambos têm cerca de 3000 visitas por mês cada um, em média.

9. Quantos livros, apostilas, DVDs e CDs você tem a disposição no mercado?

De minha autoria, tenho até o momento 11 apostilas, sendo 8 delas absolutamente 100% resolvidas e comentadas passo a passo, além de outras 14 apostilas de outras disciplinas que foram escritas por colegas ou que sou co-autor. Todas essas 14 apostilas estão 100% resolvidas e comentadas passo a passo. Não é exagero dizer que são materiais praticamente sem similar no mercado.

Com relação às vídeo-aulas minhas em DVDs, tenho disponíveis 9 até o momento. Assim que regressar ao Brasil, em fevereiro, lançarei mais 10. Continuarei gravando até completar todo o conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, além do Raciocínio Lógico e Mat. Financeira.

O site disponibiliza até o momento 3 Cds excepcionais com material vastíssimo para os concursandos. Disponibilizo ainda 9 e-books, os quais são enviados por e-mail aos compradores.

Lembrando sempre que frequentemente há novos lançamentos.


10. Fale da experiência de poder ajudar milhares de pessoas todos os anos e de que modo elas são alcançadas.

Pode parecer lugar-comum, mas é a maior motivação para continuar lecionando, apesar de tantos percalços e da completa desvalorização da profissão por parte das autoridades e, infelizmente, da sociedade em geral e principalmente pelos próprios professores. Houve uma ocasião em que estava chegando ao trabalho, quando fui interpelado por uma ex-aluna e seu pai, que vieram me agradecer, com lágrimas nos olhos, pois a menina havia passado no Colégio Militar do Rio de Janeiro no ano anterior e, já como estudante daquele colégio, tinha sido agraciada com um símbolo que usava na farda, pois era a melhor dentre todas os alunos do CMRJ. Isso não tem preço. E, graças a Deus, ao final de cada concurso, a história se repete, com os alunos agradecendo pela minha contribuição no sucesso deles. Mesmo os que não puderam lograr êxito reconhecem meu trabalho e dedicação. Respondo que na verdade, não fiz nada além da minha obrigação. Nada é mais importante do que a sensação do dever cumprido.

11. Quais são as suas perspectivas para o futuro?

As melhores possíveis. Tornar o site e o blog cada vez mais melhores, com mais funcionalidades, além de disponibilizar o quanto antes um curso online de Matemática / Raciocíno Lógico para Concursos. Lançar novos materiais e aprimorar os já existentes. E, principalmente, abrir o Curso de Matemática e Rac. Lóg. para concursos. Continuar o Projeto Matemática em Doses Homeopáticas, que acredito ser uma ferramenta importantíssima para que todos aprendam de verdade. Esse projeto consiste em primeiro conscientizar o aluno que ele deve estudar todos os dias, nem que seja meia horinha. Disponibilizo no site e/ou no blog todos os dias um novo vídeo com cerca de 15 minutos como sendo a "dose diária" de matemática.

Tudo isso para alcançar um número cada vez maior de pessoas e ajudá-las na concretização do sonho da vaga no serviço público.


12. Quanto custa o acesso às questões resolvidas no seu site e blog?

Absolutamente nada. No caso do site, basta a pessoa se cadastrar, que receberá no e-mail um login e senha para ter acesso integral ao conteúdo do mesmo. No blog, nem isso é necessário. Basta acessá-lo e explorá-lo. Acredito que haja até o momento mais de 20 mil exercícios disponíveis, de todas as matérias.

As apostilas, DVDs, Cds e demais materiais podem ser adquiridos por um valor bem acessível a todos os orçamentos, pelo sistema PAGSEGURO, e com frete grátis. Só não aprende quem não quiser!


13. Qualquer outra coisa que queira acrescentar e se tiver alguma história engraçada ou marcante que queira contar fique a vontade.

É importante salientar que eu sozinho não aprovo ninguém. Se o aluno não fizer sua parte e acreditar que é possível não apenas aprender como também ser aprovado, de nada adianta. Tenho várias histórias mirabolantes que poderia contar, mas gostaria de compartilhar uma bem marcante, que ocorreu no início de 2007: numa sexta-feira, 10 da noite, recebo a ligação do coordenador de uma das unidades de um cursinho bem famoso no Rio. Ele se identificou, disse que não me conhecia pessoalmente, que entrou em contato comigo após ler meu currículo e que era a última esperança dele. No dia seguinte, de manhã, iniciaria uma turma preparatória para o TRF, que tinha 120 alunos matriculados. Mas ele não conseguiu fechar a tempo a equipe de professores para aquela turma, e o pior, não havia ninguém disponível para dar aula naquele dia. Era a estreia dele como coordenador, e se eu não aceitasse dar aula ele teria que dispensar todos os alunos logo no primeiro dia de aula, o que seria um desastre, e ele certamente seria demitido. O problema era que eu teria de dar aula numa única turma, das 8 às 17 horas, sem material (não havia tempo para tirar xérox) e sem edital, ou seja, sem saber o que realmente cairia ou não no concurso. Iria entrar na turma totalmente no escuro, o que seria um risco muito grande para mim, poderia ser "queimado" e, por tabela, queimar o curso e o coordenador. Nenhum outro professor aceitou. Mas eu aceitei e fui dar aula. Entrei só com as canetas e o apagador. Respirei fundo e dei a melhor aula possível. Totalmente de improviso, já que não levei nenhum tipo de material. Absolutamente ninguém foi embora. Ao término da aula, um aluno pediu para falar comigo. Ele era dono de uma editora e professor de Direito Administrativo, e dava aula naquele curso. Disse que havia assistido às aulas de todos os professores de matemática daquela rede e, que após ter assistido a minha, decidiu me convidar para escrever um livro de matemática para concursos, pois, segundo ele, minha didática era algo totalmente diferente de tudo que ele vira na vida. Nove meses depois, "nasceu" o livro "A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS", cuja primeira edição está esgotada.

No mais, quero agradecer pela oportunidade e desejar um excelente 2011 a todos os leitores, e pedir que me honrem com suas visitas ao site e blog.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papo de Concursando - 01

Primeira "edição" do Papo de Concursando, no qual falo sobre a importância de se confiar "no próprio taco" ao iniciar a preparação aos concursos. Espero que gostem!

CURSO ONLINE DE RACIOCÍNIO LÓGICO COM O PROF. BRUNO LEAL

Gostaria de agradecer às dezenas de pessoas que acreditaram no meu trabalho e vem comprando o curso online através dos sites de compras coletivas. Quem quiser ter uma noção melhor acerca do meu trabalho, acesse a TV SENHOR DOS CONCURSOS. Nela há vários vídeos com trechos de aulas minhas. Qualquer dúvida, não hesitem em me mandar um e-mail, profbrunoleal@gmail.com.

Tenham certeza absoluta de que o Rac. Lógico não é tão difícil quanto parece e se eu, que não sou nenhum "gênio" consegui aprender, qualquer pessoa também consegue, basta exercitar e não ter "medo" da matéria. Aproveitem e vejam também meus DVDs e apostilas de Matemática.

Obrigado mais uma vez e muito sucesso nos concursos!!